Artigo: A hidratação da pele durante o tratamento oncológico

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

O tratamento oncológico pode trazer efeitos colaterais e muitas pessoas necessitam passar por esses procedimentos diariamente. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), somente no Brasil, existem aproximadamente 625 mil novos casos de câncer por ano.

Por conta dessa incidência, existem muitos estudos e investimentos para buscar tratamentos complementares que ajudam a amenizar esses efeitos colaterais nos pacientes. Assim, existem vários estudos sobre a necessidade da hidratação da pele durante o tratamento oncológico.

Abaixo veremos alguns dos principais motivos para manter a pele hidratada durante esse tratamento:

  • A hidratação melhora o fluxo sanguíneo. Durante a aplicação dos produtos, acontece uma vasodilatação periférica, que contribui o fluxo sanguíneo. O sangue é responsável por carregar oxigênio e nutrientes essenciais para o organismo, inclusive para a pele.
  • Durante o tratamento, o paciente necessita de muito afeto pelas pessoas que o rodeia. Sendo assim, a pele hidratada contribui com características sensoriais agradáveis, já que é possível ter maciez, elasticidade e sedosidade. Todos precisam de carinhos e abraços e a pele agradável ao tato é um convite para aproximar pessoas.
  • Contribui para o aumento da autoestima do paciente. Ter a autoestima elevada vai contribuir no psicológico, fazendo com que o paciente goste mais de si mesmo. Além disso, hidratar a pele diariamente vai ajudar você a atravessar esse período com a sensação clara de vitória.
  • A pele é o maior órgão do corpo humano. É responsável por manter a temperatura interna em níveis normais e formar uma ‘’barreira’’ que defende nosso organismo de lesões externas, tanto mecânicas quanto por bactérias. Mas, para manter essa barreira intacta, necessitamos manter a umidade natural, caso contrato, o ressecamento irá acontecer uma descamação.
  • Precisamos lembrar que todas as células do nosso corpo estão interligadas e se comunicam, passando informações que podem causar por exemplo, variações de humor, tanto para pior quanto para melhor. O fato de se cuidar com cosméticos criados para as necessidades da pele durante esse período, pode proporcionar muito prazer, fazendo com que essa massagem (ou o simples ato de passar o creme) leve uma mensagem ao cérebro, ativando seu sistema imunológico e enviando uma informação de que está tudo sendo controlado, isso, graças a sensação de conforto.

Com esse pensamento, devemos sempre lembrar que nossa mente é um dos principais pilares para a cura de qualquer doença e se a mantivermos nossa mente positiva, nosso sistema imunológico também estará.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia, pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: